Você já imaginou ter noventa e cinco anos, estar lúcido e conseguir fazer até um agachamento? Ter a oportunidade de contar sua história com todos seus sentimentos envolvidos em uma trama de romance? Te apresento alguém que consegue: Altiva! Uma mulher forte e generosa, detentora da própria história, narrada com detalhes por ela, e observada sob o olhar de sua neta, que exprime com bondade aquele sorriso maroto da avó, sempre atenta às qualidades dos personagens das tramas familiares.
No decorrer desse romance, baseado em histórias reais, surge uma visão singular do afeto, descrito com veracidade e sinceridade, com a raiva cotidiana de quem foi traída, com o zelo de quem construiu uma família e a paz de ter razão em seus sentimentos. Quem nunca teve pressentimentos ou pensou tê-los? Quem nunca remoeu uma história amorosa até o "fim dos tempos" ou pecou pelo excesso de zelo? Ou mesmo deu importância demais a pequenas coisas…
Você irá se surpreender com a fluência dessa narrativa que apresenta uma personagem real capaz de unir valores do passado e do presente, mantendo a mente aberta para o futuro, mesmo quando enredada pela própria sorte.