Em tempos de tantas urgências planetárias que demandam o sonho de um novo mundo possível, "Alimentos do Ambiente Rural de Angola: Produção e Preparo" é mais do que uma obra sobre como se relacionar com a comida de um jeito diferente...
Consiste em uma leitura reflexiva, sobre a necessidade de uma outra ciência, equitativamente menos ocidentalizada e mais no compasso dos saberes secularmente acumulados e experimentados pelos povos tradicionais junto à natureza dos seus territórios. A leitura nos convida a pensar em uma ciência da complexidade que tenha como alicerce a ética e a humildade de reconhecer que a revolução científica nos trouxe muitos benefícios, mas nos aprisionou a uma ideia de desenvolvimento que por vezes apartou-nos da identidade, da historicidade, da justiça socioambiental e, sobretudo, da nossa relação harmônica primitiva com os bens naturais, que ainda insistimos em denominá-los meros recursos para reprodução capital.
A partir da imersão dos autores no cotidiano das comunidades camponesas de Angola, o livro brinda a inexorável relação entre alimento e cultura, sociedade e natureza. Relações tão esquecidas ou endurecidas nos contextos atuais de homogeneização dos padrões de produção e consumo, e dos olhares que divorciaram a questão ambiental da questão agrária/camponesa.