Os vínculos entre as pessoas de uma mesma equipe de trabalho, entre equipes variadas e com os usuários de um ou mais serviços podem gerar muitos desconfortos e conflitos. Como intervir e ajudar nesse contexto inerentemente complexo?
Pesquisar o que acontece emocionalmente com equipes profissionais que lidam com políticas públicas diz respeito a compreender que o modo como esses profissionais "recebem" os usuários do serviço tem relação com as alianças inconscientes do grupo de profissionais e com o quanto esse grupo está amadurecido para lidar com as questões complexas trazidas pelos usuários.
Dedicar-se a essas questões se torna importante para compreender que políticas públicas, programas e formas de intervir na sociedade não são simplesmente absorvidas e postas em prática por equipes profissionais de imediato. Tudo isso (novas ações) impacta as alianças inconscientes dos grupos profissionais e esse impacto pode ter diferentes desfechos, levando a equipe a responder de diferentes formas.
Nesse sentido, oferecer espaços que permitam simbolizar o sofrimento de equipes profissionais é fundamental para que consigam encontrar formas de construir algo novo no cuidado dos usuários de um serviço.