O que realmente sabemos sobre a vida? O que deveríamos saber sobre a vida? O que a escola nos ensina sobre a vida? Qual a função do ensino, embalado em suas propostas pedagógicas, sobre a manutenção da VIDA? O que as Escolas Sustentáveis têm a ver com isso?
A busca pelo entendimento da vida e o papel da educação nesse processo são temas centrais deste livro. Explorando a escola como um ambiente de aprendizado voltado para o desenvolvimento de habilidades necessárias para compreender a complexidade da vida, a obra propõe a inclusão da Alfabetização Ecológica e Científica no currículo das chamadas Escolas Sustentáveis.
A Alfabetização Ecocientífica é apresentada como uma abordagem que promove a reflexão sobre os diversos conhecimentos que permeiam o currículo de uma Escola Sustentável, especialmente aqueles relacionados às interações entre o ser humano e o ambiente. O objetivo é fornecer novas bases cognitivas para a sustentabilidade da vida.
O livro compartilha as reflexões e os insights gerados ao considerar a amplitude do conceito de Alfabetização, quando enriquecido com as dimensões Científica e Ecológica. Esses insights levam à criação do que chamado de Alfabetização Ecocientífica, explorando a interseção desses dois campos de conhecimento.
Esta obra convida o leitor a refletir sobre a importância da educação na compreensão da vida e na promoção da sustentabilidade, explorando uma abordagem inovadora que integra ciência e ecologia.