Este livro, intitulado "Alfabetização científica: um delineador que transforma a autonomia e argumentação crítica", surgiu a partir da minha Tese de Doutorado. Apresento, de forma introdutória, a pesquisa que teve como objetivo investigar como a participação em projetos de pesquisa científica impacta na construção da autonomia, da argumentação crítica e na alfabetização científica de estudantes da Educação Básica.
A inquietação relativa à iniciação à pesquisa se deu por entender que o aluno deve relacionar os conhecimentos científicos a circunstâncias reais ou simuladas, aproximando o aluno da observação investigativa de cunho científico e tecnológico.
A perspectiva de ensino proposta neste livro tem suporte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com objetivo de sinalizar caminhos de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos em diferentes competências.
Assim, ao escrever este livro, entendo que os professores são desafiados a corresponder a essas expectativas, com métodos e didáticas diferenciadas. Então, defendo como proposta que o processo de pesquisa deve incluir a percepção emancipatória do aluno que busca fazer e fazer-se oportunidade, à medida que principia e se reconstitui pelo questionamento ordenado da realidade, reconhecendo a prática como elemento necessário da teoria e vice-versa. Ademais, este livro busca, então, contribuir para a Educação em Ciências através da apresentação de estudos potencializadores ligados a essa temática.