Professora de educação infantil: esse é o maior sonho de Mayana, moradora da pequena e campestre Ourinas, cidade da Zona da Mata pernambucana. Contudo, assim que sua avó falece, ela não vê outra opção que não seja se mudar para a fazenda onde seu pai trabalha como vaqueiro da família Pereira. Lá a jovem conhece José Ricardo, o patrão preconceituoso que adora humilhar seus subordinados e a obriga a virar empregada doméstica do casarão em troca da moradia, explorando-a de todas as formas possíveis e fazendo-a abandonar os estudos na escola regular.
Ainda que tremer de medo toda vez que o empresário lhe dirigir a palavra passe a fazer parte de sua rotina, assim que Mayana coloca os olhos em Murilo, o herdeiro de 19 anos, seu coração começa a mandar sinais de que bate mais forte por alguém pela primeira vez. Estudante de medicina em Recife, o filho mais velho dos Pereiras só volta para o interior em um fim de semana ou outro por pura insistência dos pais, já que simplesmente detesta sua cidade natal. Ao conhecer a jovem empregada de pele morena, olhos verdes penetrantes, beleza incrível e ingenuidade fora da média, ele conclui que suas curtas estadias na fazenda podem se tornar mais "interessantes" afinal. É um "raparigueiro" de carteirinha, como José Ricardo adora chamá-lo.
O que Mayana não imaginava é que apaixonar-se pelo abastado rapaz será um erro grave que ela vai desejar jamais ter cometido. E ela só vai perceber quando sua vida estiver completamente de cabeça para baixo.