A maioria dos livros sobre Estatística costuma ser bem indigesta. O rigor das teorias e fórmulas pesa com severidade e contribui para a mistificação dessa ciência. Contudo, depois de anos praticando e aplicando essas técnicas, o autor percebeu que os conceitos essenciais são simples. Um pesquisador ou um professor, sem dúvida, deve dominar o tema em profundidade, mas um praticante só precisa conhecer os conceitos essenciais para conduzir a maior parte das aplicações que fará. Quando tiver dúvidas, sempre poderá recorrer aos especialistas.
O livro aborda algumas das técnicas estatísticas mais amplamente aplicadas. Cobre desde técnicas descritivas, bem elementares, para entender como se comportam conjuntos de valores, até algumas técnicas preditivas, mais potentes, usadas para fazer projeções de vendas, por exemplo.
Não menos relevante, a linguagem empregada no livro procura uma aproximação coloquial com o leitor, fugindo de expressões mais herméticas, que dificultam o entendimento. Aprendizado deve ser sinônimo de bom humor, e o leitor encontrará algumas pitadas disso.