Os estudos das performances culturais abarcam um campo interdisciplinar com desenvolvimento de pesquisas que contam com uma variedade de temas e metodologias flexíveis, interdisciplinares e transdisciplinares, as quais, em sua maioria, se constituem a partir da imersão dos pesquisadores em experiências do cotidiano. Isso significa afirmar que os processos de composições das investigações são impulsionados pela prática empírica e fora da rigidez de metodologias ortodoxas “próprias” e modelos dicotômicos de áreas que procuram “zelarem” por suas especificidades. Por certo que a primeira opção remete-nos a um processo incerto e tenso, pois não há caminhos pré-definidos.
As pesquisas do Programa de Pós-graduação em Performances Culturais, sob o guarda-chuva da pesquisa qualitativa das ciências sociais, abordam temáticas diversas e fenômenos relativos às culturas, às práticas humanas, aos comportamentos expressos na interação social, aos símbolos e à construção de seus significados. O que requer observação atenta, percepção e sensibilidade dos pesquisadores ao abordarem as culturas e seus dramas sociais.
Sob essa perspectiva de análises, este livro agrega cinco estudantes do doutorado em Performances Culturais para expor um pouco a respeito de suas pesquisas. Ele foi dividido em dois desdobramentos de ações performáticas: o primeiro intitulado História e Cultura, e o segundo Sons em performance. Essas são apenas algumas pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais-UFG. Esperamos que possam dar ao leitor uma amostra do que fazemos, bem como servirem de incentivo a se juntarem a nós."