Este livro, sob a temática principal de acessibilidade digital em conteúdos didáticos, foi escrito sob a perspectiva de análise e contribuições da acessibilidade à melhoria da aprendizagem e ao desenvolvimento comunicacional de pessoas com deficiência intelectual.
A obra possui intervenções da autora em sua metodologia por tratar-se de pessoas que precisam de estímulos orientados na execução das atividades planejadas. Utilizou-se da acessibilidade em conteúdos com formatos estrategicamente adaptados e, como recurso de apoio ao ensino do conteúdo didático, o uso de tecnologias convencionais e digitais da informação e comunicação. Empregou-se também o lúdico diversificado e direcionado, com a intenção de facilitar a aprendizagem dessas pessoas.
O agente educacional pode utilizar-se dos instrumentos apresentados para intervir diretamente na aprendizagem de conteúdos no âmbito educacional, com fins de possibilitar o ingresso de jovens aprendizes ao mercado de trabalho e a participação mais ativa na sociedade. Sabe-se que possibilitar o acesso à informação e à comunicação é um dever de qualquer ambiente educacional alcançando com isso uma amplitude no conhecimento, a partir dos conteúdos didáticos adaptados até a acessibilidade digital.