Abya Yala! Genocídio, Resistência, Sobrevivência dos Povos Originários do atual continente americano
Como o maior genocídio da história da humanidade exterminou 70 milhões de humanos nas Américas e continua exterminando...
Em Abya Yala!, Moema Viezzer e Marcelo Grondin realizam um grande inventário das matanças dos povos ancestrais de toda a América, com base em pesquisadores de diferentes épocas e regiões do mundo.
Eles apresentam a história desse genocídio como uma dura lição a ser transmitida às futuras gerações, para que esse legado da civilização não se perca e para que possamos evitar a repetição dessa tragédia inominável.
Além disso, destacam a incrível capacidade de:
dos povos originários, nossos ancestrais, que continuam a viver dias de luta em Abya Yala, nome adotado por esses povos para construir um sentimento de unidade e pertencimento.
Nesta cartografia da morte, da resistência tenaz e da sobrevivência admirável, este livro se transforma em um monumento a todos esses povos ancestrais usurpados, enganados e destruídos.
É, ao mesmo tempo, um memorial e uma homenagem, honrando a sabedoria de todas as nações originárias.
É necessário atenção a esse passado doloroso para que não continuemos a cometer os mesmos erros e possamos construir um futuro pacífico e respeitoso.
Prefácio: Ailton Krenak.