Aborto é um tema difícil, árduo e está envolto em questões emocionais, religiosas, morais e de saúde. Se tivéssemos que atribuir-lhe uma cor, possivelmente concordaríamos que uma cor oportuna estaria associada ao obscuro, ao pesado e ao denso. Este livro, baseado em dados da ciência e, sobretudo, na fala de mulheres que vivenciaram o aborto clandestino, propõe que o tema seja iluminado, que o pensamento do leitor e da leitora caminhe rumo à luz, rumo à cor clara, leve e branca.
Para pensar de modo profundo e responsável, é de grande auxílio o conhecimento dos vários motivos que levam uma mulher a decidir pelo aborto. É uma difícil e sofrida decisão. É sempre uma violência física e psicológica à mulher, e acentua-se nas que abortam clandestinamente.
Não somos a favor do aborto. Somos a favor de sua descriminalização, ou seja, que ele deixe de ser considerado crime e que nenhuma mulher vá presa e/ou sofra processo jurídico porque abortou.
De um total de 2.200 participantes do Levantamento de Opinião realizado, o livro traz os seis argumentos das pessoas que são A FAVORda descriminalização do aborto e os dez das que são CONTRAa descriminalização. Os argumentos apresentados ajudam a compreender o tema e a embasar a opinião pessoal, os debates e as políticas públicas.
"E o aborto, ele mexe muito com psicológico da pessoa! Não é fácil! A gente não faz um aborto porque: 'Ai, vou fazer um aborto!!' É uma decisão muito difícil de ser tomada!"Flávia Felipa - Cognome
É um sofrimento muito grande. E conseguir alguém [um médico] que faça, é uma tortura psicológica, meu Deus!, não tem como falar".Professora Deise – Cognome