Quem iniciou seus estudos na clássica obra Lições preliminares de Direito, do imortal Professor Miguel Reale, deve se lembrar de sua clássica explicação elementar do que seja o Direito. Nela, lança mão de um antigo brocardo jurídico: ubi societas, ibi jus (onde está a sociedade está o Direito). Nesse sentido, ousamos adaptar a afirmação para nossa obra e dizer que onde está a tecnologia está o Direito! E a confirmação de que esta sentença é válida está na própria diversidade de temas que entram na pauta de discussões dos mais variados setores do conhecimento jurídico a uma velocidade difícil de acompanhar.
Levando em consideração essa relevância contemporânea – em que pese a existência de outras obras envolvendo a temática – decidimos, no início de 2023, lançar uma chamada para que autores de todo o Brasil nos auxiliassem na construção de uma obra vasta, moderna e interdisciplinar, colaborando com capítulos que revelem suas atividades de pesquisa, seja na docência ou fora dela.
O resultado é este que chega agora em suas mãos: autores de quatro estados diferentes da Federação (Ceará, Minas Gerais, Paraná e São Paulo), dentre advogados, magistrados, procuradores, professores universitários e pesquisadores de outras áreas, contribuindo com trinta e um textos que refletem bem o pensamento da academia nas mais diversas abordagens possíveis da relação entre Direito e tecnologia.