Esta obra tem como objetivo elucidar o leitor quanto ao caminho a ser seguido para que sejamos felizes de uma forma duradoura e sustentável, vivendo permanentemente metaconscientes. Através da compreensão dos três pilares e da prática das cinco metodologias essenciais, apaziguamos nossa mente e nos tornamos quem realmente somos em nossa essência.
A metaconsciência permanente é um estado contínuo de auto-observação, também conhecido como estado de contemplação sem esforço (effortless contemplation). Krishnamurti o chamava de estado de "choiceless attention" (atenção sem escolha ou atenção obrigatória). Esse estado transcende os padrões de pensamento guiados pelo ego, permitindo-nos acessar a essência de quem realmente somos ao nos desapegarmos das ideias de quem não somos (pensamentos intrusivos, os verdadeiros responsáveis pela nossa falta de paz).
O manual sobre os fundamentos e metodologias para vivermos metaconscientemente é uma coletânea de dez livros. A primeira parte, composta por 5 livros, é sobre os fundamentos e as metodologias, enquanto a segunda parte consiste no aprofundamento da teoria. Na segunda metade, sob a luz da perspectiva metaconsciente, são abordados temas essenciais para compreendermos a vida e a nós mesmos, como liberdade, amor, medo, desejo, apego, missão de vida, angústia existencial e consciência.
Os temas principais deste livro são "responsabilidade", "métodos para chegarmos à verdade" e "karma". Nele, são evidenciadas três noções de karma, alguns métodos consagrados na busca pela Verdade (dúvida metódica, refutar o contraditório, dialética, dentre outros), o teorema da incompletude de Gödel e o corolário número um dos fundamentos da metaconsciência.
Além disso, é enfatizada a importância da responsabilidade para vivermos em paz e como o sentimento de culpa, a inveja e a vitimização são frutos de pensamentos intrusivos (ideologias do nosso ego), existentes unicamente para nos impedir de nos responsabilizarmos por nossas vidas (por nosso sofrimento e por nossa felicidade).
Boa leitura!