Uma Perspectiva Comparativa da Religiosidade Afro-Brasileira através da Umbanda de Pai Fabrício no Brasil (2000/2020) apresenta um estudo rigoroso em História Comparada ao analisar a evolução e as transformações da Umbanda de Pai Fabrício na cidade de Queimados, Baixada Fluminense, Rio de Janeiro por meio da atuação de seu líder, Custódio de Souza Caravana Filho.
A pesquisa investiga, sob a perspectiva das interações culturais, os processos de sincretismo, hibridização e adaptação que permitiram a continuidade e a reinvenção de uma prática religiosa centenária, mesmo diante de desafios impostos pelo racismo cultural e pela repressão institucional.
Cumpre destacar que todo o desenvolvimento desta pesquisa seguiu rigorosamente as diretrizes da CAPES, sendo conduzido através da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com vistas a garantir o rigor metodológico que a academia exige. O livro, fruto da minha dissertação de mestrado em história comparada, apresenta uma abordagem inovadora sobre a influência e os desafios enfrentados pelas tradições religiosas afro-brasileiras na contemporaneidade.