Nelson Mandela foi um dos maiores defensores dos direitos civis do povo negro sul-africano; um revolucionário antiapartheid; um líder humanitário mundialmente conhecido e o primeiro presidente negro da África do Sul. Mas, para Ndaba Mandela, era apenas "vovô".
Já imaginou como seria ver de perto algumas das grandes transformações sociais do século XX sendo neto de um dos maiores líderes da história humana atual? Em A trilha percorrida, Ndaba Mandela conta em detalhes sua trajetória de vida e a de seu próprio país. De sua infância em uma Soweto segregada até a residência presidencial, onde morou com o avô, Nelson Mandela, até a vida adulta — Ndaba narra como sua jornada foi atravessada pela história sociopolítica da África do Sul e pelo próprio sobrenome.
Com 11 anos, Ndaba foi morar com o avô, tendo o visto apenas uma vez quando este ainda estavana prisão. Após completar 21 anos, Mandela decidiu que o neto estava pronto para "ir para a montanha". Ou seja, experienciar um tradicional ritual de coragem que marca a transição de um jovem em homem. Ao longo da narrativa, o leitor pode perceber como Ndaba começou a entender a importância das histórias que o cercavam, a força de seu povo e a sua própria.
Em A trilha percorrida o autor conta como, aos poucos, neto e avô estabeleceram uma conexão e como os frutos dessa relação impactaram profundamente a vida de ambos para sempre. Com uma escrita íntima e envolvente, a extraordinária jornada de Ndaba reflete a formação da própria África do Sul, passando pelas turbulências de um país profundamente ferido pelo colonialismo, racismo e apartheid, sem deixar de dar lugar ao legado que herdou de Nelson Mandela vistas nas 11 lições descritas no livro, como por exemplo, paz, esperança e mudança positiva.
A trilha percorrida é uma leitura fundamental para compreender não apenas esse lamentável período histórico, como também aprender com Nelson Mandela a lutar por seus ideais – sem nunca perder a capacidade de amar e de ter esperança.
"Nós vivemos em um mundo em que tudo está interligado, mas precisamos nos certificar de que entendemos como estamos tratando uns aos outros. Devemos lutar por um mundo mais próspero para todos." - Ndaba Mandela