O livro "A tradição" é um conto que nos conta uma vida rotineira e tradicional de um vilarejo esquecido pelo tempo e os seus habitantes dividindo os mesmos costumes e compartilhando a fé nas suas crenças religiosas. Porém, a mudança na vida de cada um é algo inevitável e tão natural quanto o descanso ao final de um longo dia de trabalho, contudo existem certos limites que dividem o que é natural do que não é.
O que deveria ser um dia de sorrisos, crença e fartura é marcado ao final do seu festejo a mudança drástica na vida de alguns, aos quais viram coisas ocultas que queriam esquecer, outros perdem o direito de sonhar o amanhã que nunca irá chegar para eles e poucos perdem tudo, mas, perseveram com uma sede exorbitante de retornarem para as suas casas sem deixarem de serem humanos.
A obra em si trata de emoções humanas (tristeza, ira, medo, amor, amizade, fé, esperança, etc.) as quais seja onde estivermos elas estarão enraizadas em nossas almas e por diversos momentos influência as nossas decisões gerando arrependimentos ou sentimentos de orgulho e glória. O conteúdo do livro tem o intuito de hipnotizar os seus leitores e trazê-los para dentro da história, revelando-os a personalidade de cada personagem, e, aos seus critérios fazê-los decidir amá-los ou não. Por diversas vezes poderão ter a impressão de que estão vivendo o que se passa no conto.