A Terapia Cognitivo-Comportamental tem como premissa básica que os pensamentos e crenças influenciam diretamente em como nos sentimos e nos comportamos. Embora o conteúdo de tais pensamentos e crenças sejam individuais, Beck conceitua as chamadas distorções cognitivas, identificando-as como padrões de pensamentos negativos que geram sofrimento.
Neste livro serão abordados princípios básicos da Terapia Cognitivo-Comportamental voltados ao público idoso. De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/03, são considerados idosas no Brasil todas as pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos, e é dever do Estado garantir seus direitos fundamentais em acordo com a Constituição Federal de 1988.
Projeções do desenvolvimento do número de idosos no Brasil indicam que em breve o país pode exceder 30 milhões de indivíduos nessa faixa etária, sendo assim, considerado o sexto país em número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
O envelhecimento da população, não só brasileira, mas também mundial, impõe a necessidade de estudos voltados para essa parcela populacional. A psicologia, por meio de pesquisas, tem tentado entender as características desses indivíduos, e neste livro é apresentada uma análise das distorções cognitivas do idoso.