O livro A temática agrotóxicos e a metodologia da resolução de problemas no ensino de Ciências é dirigido a professores que buscam aulas mais dinâmicas e participativas, desvinculando-se dos conteúdos tradicionais. A insistência na imitação, obediência e repetição, muito frequentes nesses métodos, conduzem a uma negligência das capacidades criativas individuais em detrimento de competências que são puramente mecânicas e repetitivas. Além de ser direcionada a docentes de Ciências, esta obra presta-se a graduandos de licenciaturas, mestrandos e doutorandos da área de Educação que buscam conhecimentos acadêmicos para artigos científicos e trabalhos de conclusão, no que diz respeito à metodologia de resolução de problemas e à temática ambiental agrotóxicos.
A obra propõe-se a mostrar a possibilidade de uma metodologia que leve o educando a um pensamento crítico, reflexivo e na qual docentes e alunos sejam partícipes do processo de ensino-aprendizagem.
Dessa forma, a pesquisa realizada teve como finalidade, por intermédio de um curso de formação de professores e futuros docentes de Química, apresentar um método diferenciado: a metodologia de resolução de problemas contextualizada à temática agrotóxicos.
Assim sendo, em linguagem simples e acessível, o livro aborda a educação ambiental, mais precisamente o emprego de agrotóxicos, em uma metodologia que envolve os alunos e os faz pensar sobre os reais problemas ambientais que os agrotóxicos podem causar, entre eles os de saúde humana e animal.