A República é a obra mais famosa de Platão e um clássico que ainda hoje pauta o debate ocidental acerca de conceitos como a justiça, a política, a educação e a moralidade. Incontornável para os campos da filosofia, dos estudos clássicos e da ciência política, o extenso diálogo socrático, dividido em dez livros, é no entanto de grande relevância para interessados em todas as ciências humanas.
Composto de vinte e três artigos escritos por pesquisadores de diversas nacionalidades, das áreas de filosofia, história e letras, este compêndio é uma excelente introdução ou acompanhamento à leitura dos livros do filósofo ateniense. A investigação da ideia de justiça e a concepção de uma cidade ideal que marcam a obra são analisadas sob diferentes prismas, do mesmo modo que aspectos menos óbvios do texto e correlações com o pensamento de filósofos tanto contemporâneos como posteriores a Platão.
Ao mesmo tempo, os artigos prestam homenagem a uma das maiores especialistas brasileiras no estudo da República: Maria das Graças de Moraes Augusto, professora com décadas de atuação no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. É com suas obras e pesquisas que os autores deste livro fazem constantes interlocuções.