O país de Sacro Regio está localizado no oeste da Europa, o que consiste hoje na ilha da Grã-Bretanha. Trinta e sete séculos no futuro, a raça humana, enfim, firma-se como uma espécie evoluída no cenário intergaláctico, dominando a tecnologia de viagem por entre o vaco do espaço profundo e, entre tantos planetas colonizados, a Terra se vê na condição de planeta sede entre aqueles chamados de irmãos e primos.
O regime da república tomada pela corrupção precisa cair, mas, sem o apoio da Santa Fé (A Igreja), o Império não tem força suficiente e para isso os dois poderes se juntam numa trama que envolve uma gama de acontecimentos que coloca os interesses acima até mesmo da própria moral. O que esperar da carne sapiens quando o assunto é o poder? Quando se pode oferecer a morte e a vida?
Entre amores e acordos obscuros, "A queda da República" é um conjunto de elementos que tratará de mais uma jornada do homem em seus conflitos internos pela hegemonia do controle sobre o próprio homem, que se segue como num círculo, atravessando o tempo a um destino que ninguém ao certo sabe onde vai dar.
Este é o primeiro livro da trilogia o Império do Homem, que consistirá no ambiente terrestre.