Categorias Ver Todas >

E-books Ver Todos >

A Proteção Radiológica

Sinopse

O livro, que tem caráter paradidático, busca narrar historicamente fatos e dados que auxiliam a compreender o desenvolvimento da Proteção Radiológica como a temos hoje. Ele inicia historiando os experimentos cruciais que levaram à descoberta dos Raios X e da Radioatividade, suas propriedades e os investigadores principais envolvidos. A seguir, mostra as aplicações iniciais dessas radiações e as adversidades que começaram, então, a aparecer; ele inclui a atuação de Marie Curie na Primeira Guerra Mundial e casos interessantes e trágicos, como o das Radium Girls. Para elucidar o tema, o livro aborda os mecanismos de interação e os efeitos principais da interação das radiações com tecidos biológicos, a expansão das aplicações médicas das radiações e o esforço paulatino dos pesquisadores para aperfeiçoar equipamentos e procedimentos para a dosimetria das radiações, visando tornar mais seguro o seu uso. Há um capítulo dedicado ao desenvolvimento das recomendações internacionais de Proteção Radiológica ao longo dos séculos XX e XXI, em paralelo aos efeitos dos testes nucleares na Guerra Fria, à multiplicação dos reatores de fissão e à expansão das exposições médicas. Finalmente, ele apresenta a estrutura da Proteção Radiológica no Brasil e introduz a cultura de segurança. Em alguns pontos do livro, há também destaques e links com informações complementares opcionais.