A vida como a conhecemos surgiu de um acontecimento só ocorrido aqui na Terra, ou poderá estar disseminada em toda a Galáxia? Se, conforme a teoria provável, teve origem no choque de asteróides que descarregaram em nosso Planeta as moléculas e aminoácidos essenciais à gênese da vida terrestre, então pode ter ocorrido também em outros corpos celestes, tanto aqui em nosso Sistema Solar, quanto além dele. A Humanidade sempre se perguntou: Estamos sós neste Universo?
Com toda a tecnologia só obtida num futuro distante, para responder a essa pergunta, o Homem lança-se nesta verdadeira saga, construindo uma verdadeira "ponte para as estrelas", em busca de outras civilizações e outras possíveis moradas para a espécie humana. Mas o caminho é permeado por inú-meras e extraordinárias surpresas, que colocarão em risco o sucesso da missão. O que dizer do comportamento inusitado dos espécimes coletados...
O desenvolvimento inevitável dos robôs, com os quais convivem, trazem também questionamentos que sempre povoaram a mente dos Homens: será possível eles adquirirem "consciência"? seriam capazes de desenvolver sentimentos? poderiam sentir amizade, lealdade, calor humano, raiva, ódio e amor? seria possível um relacionamento mais íntimo entre eles e nós humanos?
O enigma da surpreendente Alyssa...
Esta é a grande aventura de William e demais tripulantes da Estação Orbital Europa, que encontram pelo caminho algumas confirmações intrigantes para aquela pergunta, até a explosão final, quando têm a resposta cabal para todas as perguntas.