As vivências de profissionais experientes são verdadeiras aulas práticas sobre o mercado de atuação. Foi pensando nesse potencial cultural que Ciça Castello, um dos nomes mais conhecidos do audiovisual brasileiro, reuniu neste livro depoimentos de atores, roteiristas, produtores e diretores que escrevem a história do teatro e do audiovisual no Brasil e ilustram o desenvolvimento de um mercado em constante expansão.
Além de relembrar a própria trajetória e os desdobramentos que a levaram a se tornar uma das maiores referências em produção de elenco no país, Ciça analisa o mercado audiovisual e cênico desde os anos 1990 até os dias atuais, comentando cada segmentação da área e trazendo relatos de artistas como Selton Mello, Ingrid Guimarães, Vladimir Brichta, Mariana Ximenes e muitos outros.
Para quem está se iniciando na área, a autora também lista conselhos e dicas práticas indispensáveis para o dia a dia profissional, inspirando novos talentos a trilhar suas carreiras de forma original e a valorizar sua persona artística.
"Às vezes, precisamos desenvolver um novo olhar sobre nós para que o outro também tenha um novo olhar sobre nós. Se quiser mudar isso, é importante que você tenha o domínio da sua carreira."
Ingrid Guimarães, atriz e roteirista
"Na minha experiência, eu já só atuei, só dirigi e também me autodirigi. Como ator, você é uma peça da engrenagem; como diretor, você conta aquela história sob o seu ponto de vista. E o mais fascinante é que a direção me enriquece muito como ator."
Selton Mello, ator e diretor
"Ainda que ir atrás de cada obra seja tarefa árdua, é também das mais prazerosas. Você procura histórias, procura pessoas com as quais se identifica e propõe seu trabalho. Nosso ofício não vem com manual de instruções nem tem uma fórmula certa. Cada novo projeto é uma batalha."
Mariana Ximenes, atriz e produtora
"Muitas pessoas acham que, por se ter certa liberdade na internet, você pode produzir como e quando quiser, mas não é assim. Criar uma relação de fidelidade com o público é muito importante. Quando se cria uma agenda, cria-se um compromisso com o público."
Gregório Duvivier, ator e produtor