Nosso modo de vida está se transformando em patologia? ou estaria nos alienando coletivamente?
Por que tantas certezas absolutas?
Nosso mundo "virtual" está em conflito com o real, com o humano?
A Patologia coletiva se fundamenta nas mazelas sociais e individuais que criamos a partir do contexto ao qual estamos inseridos: sejam ilusões, incompreensões, determinações, faltas, falsidades, entre outras.
Em cada capítulo, são explanados impasses que passam despercebidos e assim se convertem realmente em patologias individuais, passando a ser coletivas, pela difusão de informações em rede.
A medicalização, a psicologia e a saúde são transpassadas pela educação. Ela é tratada aqui como construtora de elos e compreensões, assim evitando patologias, promovendo instrumentos e capacitando a interpretação: de sua realidade, seu entorno, sua condição social, seu corpo e interdependências.
Como pode-se falar em democracia e inclusão social, se não é possível interpretar a própria realidade ou perceber suas necessidades?
É uma leitura de conscientização, para uma visão além da ilusão estabelecida e seus efeitos colaterais. Que possa fomentar a interpretação individual e coletiva no consequente protagonismo de si com qualidade de vida.