"É difícil imaginar que algo de novo sobre o pensamento de Hannah Arendt seja produzido nos dias de hoje. A produção intelectual sobre seu pensamento foi intensa nas últimas décadas. Mas esta obra revela novos territórios e empresta um novo olhar à teoria do político de Arendt. Trata-se de um grande livro, um item obrigatório em qualquer lista de leitura."
HAUKE BRUNKHORST, Universidade de Flensburg
A Editora Contracorrente, em parceria com a EDUERJ, tem a honra de anunciar a publicação do livro A ordem da liberdade: direito e política no pensamento de Hannah Arendt, do professor Christian Volk.
Hannah Arendt é celebrada por sua concepção incomum de Política, mas, como mostra este rico e seminal estudo, a Teoria Política de Arendt contém também uma compreensão própria do Direito. O autor mapeia o surgimento de uma abordagem arendtiana que toma o Direito e a Política como complementares, a partir de suas análises sobre a crise do Estado-nação europeu. Volk também demonstra o poder do pensamento da autora ao colocá-lo em diálogo com um espectro extraordinariamente amplo de teóricos contemporâneos.
Nas palavras de Seyla Benhabib, da Universidade de Yale, "Christian Volk é um dos mais originais e penetrantes intérpretes de Hannah Arendt de sua geração. Este livro aborda alguns dos aspectos mais incompreendidos do pensamento arendtiano – a saber, suas concepções acerca do Direito e do constitucionalismo. Volk acerta contas com muitos equívocos interpretativos e nos guia para uma nova visão das posições de Arendt sobre essas questões, e além".