O objetivo central desta obra, tendo em vista as dificuldades inerentes às organizações familiares, consiste na proposição de um modelo de implementação de governança na empresa familiar, visando com que mais organizações reduzam efetivamente seus conflitos e possam se liberar de um dos principais obstáculos à perpetuação dessa espécie empresarial.
A pesquisa aprofundada das empresas familiares permitiu reconhecer a importância de tais organizações na esfera da economia mundial, assim como deflagrou o fato de que a difícil segregação do contexto entre família e empresa causa inúmeros conflitos, tendo como consequência mais comum o desfazimento da organização.
O presente livro analisa e esmiuça a mediação privada e a sua utilização no contexto das empresas familiares, com a finalidade de averiguar de que modo esse meio de solução de conflitos e as estruturas de governança podem ser utilizadas para administrar, reduzir e solucionar as contendas irrompidas no âmbito empresarial. Uma gama de fatores convergiu para trazer à tona a mediação, meio antigo de resolução de conflitos, dentre eles, a crise do Judiciário, a constatação de que nem toda a controvérsia deve ser solucionada via sentença judicial, logo, um maior aprofundamento do estudo do conflito fez-se necessário.
Conclui-se, portanto, que a mediação estimula a ressignificação de papéis e trabalha as desavenças havidas entre as pessoas, buscando melhorias e sustentabilidade para o relacionamento dos envolvidos.