O que a letra "A" representa para você? Para a língua portuguesa, o "a" pode ser uma vogal, um pronome, um artigo, uma preposição. Para James Campina Flores, o "A" significa um pouco mais do que isso. É um desvio, uma ausência, uma personificação. Neste romance biográfico, James esclarece o motivo pelo qual a letra "A" tornara-se uma obsessão para ele. Trata-se de um romance: apresenta elementos de ficção. É biografia por ter sido construído dentro de uma estrutura biográfica que agrega a vida de James do nascimento até sua quase morte.
James enfrenta questões de ordem psicológica impressionantes. Vive entre o delírio, a realidade e a depressão: afirma ter conversado com a televisão. Vítima de bullying na adolescência e na juventude, tinha o sonho de tocar com sua banda na TV. O que é verdade e o que é ficção? A leitura do livro pretende esclarecer. Contudo, a mágica acontece à medida que a história permite a todo o tempo que o leitor faça suas inferências e tire suas próprias conclusões.
Convidamos todos a conhecer a trajetória de James em A letra "a" tem meu nome, livro que nasceu de um projeto de pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e que impressiona pela sua ousadia e originalidade.