Um convite a todas as pessoas que desejam tornar-se também, de alguma forma, amigas e amigos de José Saramago.
"E se fôssemos morar em Lanzarote?", propôs José Saramago a Pilar del Río, dando início a um novo — o último — ciclo de sua vida. A ilha, localizada próxima à costa do Marrocos, se tornaria cenário de encontros, inspirações e experiências que, se não resumem quem ele era, representam quem ele foi.
Com ponto de vista privilegiado, tendo acompanhado Saramago em meio aos livros e às belas paisagens vulcânicas, Pilar relata neste livro os dias do escritor português em Lanzarote, construindo um mosaico dos momentos vividos e das emoções compartilhadas na intimidade do lar, e elaborando um panorama a que poucos teriam acesso — até então.
Em A intuição da ilha, os leitores se tornam amigos e são convidados a entrar n'A Casa — a primeira que Saramago pôde chamar de sua — ao lado de Susan Sontag, Sebastião Salgado, María Kodama e muitos outros, sob os olhos da maior companheira do escritor, Pilar. Um tributo incomparável a um dos autores mais celebrados da língua portuguesa.
A edição conta com ilustrações de Juan José Cuadrado e prefácio de Fernando Gómez Aguilera.
"Nos capítulos de A intuição da ilha contam-se, com frescor, agasalho verbal e empatia afetiva, os sabores, ingredientes e texturas sensoriais de um mundo habitual, efusivo e prolífico." — Fernando Gómez Aguilera