Este livro é o resultado de nossa dissertação de mestrado, uma análise sobre a importância dos profissionais de Relações Públicas nas Instituições Federais de Ensino brasileiras.
O trabalho considera as prerrogativas legais da profissão, as atribuições do cargo elencadas nos editais dos processos seletivos e as demandas internas das instituições; e parte dos pressupostos de que uma organização, pública ou privada, necessita desses profissionais para atuarem junto ao setor de comunicação destas organizações, e que, também, podem atuar como auxiliares na Educação, dada a inserção deles no contexto escolar; e, ainda, que suas atividades operacionais podem ir para além do que preconiza os editais que trazem as atribuições do cargo de Relações Públicas.
Traz esse questionamento sobre a importância desses servidores e apresenta uma resposta através da análise das informações coletadas a partir do marco teórico norteador da dissertação, da pesquisa bibliográfica e da aplicação de um inquérito ao universo de Relações Públicas nessas instituições. Empregamos uma metodologia que utiliza análises quantitativa e qualitativas dos dados obtidos, e, ainda, uma análise crítica inserida na apresentação desses dados.
Na conclusão, apresentamos aquilo que foi apurado como teor que responde ao questionamento inicial, e expõe, então, a percepção da importância procurada no percorrer do estudo.