Um clássico da teologia bíblica relevante para o hoje e para o amanhã.
Esta é a edição comemorativa dos 40 anos da obra paradigmática de Walter Brueggemann, um dos teólogos mais influentes do nosso tempo. Nela, o autor oferece uma leitura teológica e ética da Bíblia hebraica, em que vislumbra uma comunidade de Deus cujas palavras e práticas de lamento, protesto e súplica possibilitam uma alternativa social que se opõe ao "totalismo" corrente na época dos profetas.
O livro percorre uma ampla linha histórica, começando na visão radical de Moisés até chegar na solidificação do poder monárquico em Salomão e, então, na crítica a esse poder com a nova visão de liberdade dos escritos proféticos. Traçando a relação de Êxodo a Reis e, finalmente, a Jesus, ele argumenta que a visão profética não apenas acolhe a dor do povo, mas também energiza e maravilha os ouvintes com a nova obra que Deus está realizando. O chamado do autor é para que nós também passemos a imaginar profeticamente e, assim, tornemo-nos uma comunidade alternativa e contracultural.
A edição se baseia na versão revisada e atualizada de 2011 e inclui um novo posfácio de Brueggemann, um novo prefácio de David Hankins e um prefácio à edição brasileira de Victor Fontana.
"Meu clamor prático é que cada ação de um ministério profético deve contribuir para evocar, formar e reformar uma comunidade alternativa." — Walter Brueggemann