As Relações Públicas consolidam-se como área de conhecimento universitário a partir da década dos anos 30 do século XX nos Estados Unidos. Na sequência, a investigação no dito campo, como ramo da psicossociologia, constitui-se como uma das mais pioneiras dentro da comunicação persuasiva, de forma que o grande público deu grande a atenção às contribuições das relações públicas para o mundo quotidiano, mostrando-se estas como eixo vertebrante de argumentos em novelas e filmes de grande êxito nas bilheteiras. As novas correntes de investigação e, por conseguinte, de divulgação, constituem uma contribuição básica para entender o mundo em constante mudança dos Meios de Comunicação de Massas que ajudam a moldar a Opinião Pública que entre todos formamos e à que os poderes factuais e reais são tão sensíveis.
As contribuições de vários professores investigadores da Universidade Espanhola associaram-se no presente livro, multidisciplinar e variado, que analisa a união entre a sétima arte – o cinema – e a imagem pública do encarregado de gerir a imagem e as Relações Públicas de instituições, empresas e pessoas.
O texto original em espanhol foi patrocinado pelo Fórum Internacional de Comunicação e Relações Públicas (Fórum XXI), pela Sociedade Espanhola de Estudos de Comunicação Ibero-americana (SEECI) e pelo Grupo de Investigación Validado Complutense Concilium. O presente trabalho representa uma vontade de divulgação que pretende erigir-se como referência para o tratamento do fenómeno das Relações Públicas no mundo universitário, com vocação universalista para o grande público e, em especial, para o amante da cinematografia como veículo de conteúdos. As contribuições originais contidas neste livro foram submetidas a um sistema de “blind peer review”."