No ano de 2013, as manifestações no mês de junho causaram grande euforia no Brasil diante das questões políticas que expuseram, da quantidade de participantes e do número de protestos que ocorreram simultaneamente no Brasil. Esse período gerou muitas interrogações. Como essas manifestações foram organizadas? Quem formava a multidão de pessoas que ocupou as ruas brasileiras? Quais grupos e movimentos sociais compuseram essas manifestações? Quais foram as respostas dadas pelo Estado a essas manifestações? Como essas manifestações se conectam ao contexto internacional? Quais foram os seus resultados?
Diante de tantas perguntas muitas pesquisas foram realizadas nos últimos anos para refletir sobre esses e outros questionamentos.
Este livro é resultado de uma pesquisa de dois anos sobre as Manifestações de Junho de 2013 na cidade de São Luís (MA) e se propõe a analisar algumas dessas questões observando essa localidade, mas relacionando-as com as esferas nacional e internacional, ou seja, apresentando também informações qualificadas sobre os protestos globais e dos aspectos gerais dessas manifestações.
Desse modo, as páginas deste livro apresentam uma análise dos aspectos políticos dessas manifestações em São Luís, vinculando-as ao contexto da crise econômica de 2008, da relação com a ação política das classes sociais e com o papel do Estado enquanto elemento de coesão dos interesses das classes dominantes, destacando-se o processo de organização, as ações e reações dos diversos grupos e movimentos sociais participantes dessas manifestações e as respostas do Estado às reivindicações presentes nessas manifestações.