A história do ladrão de corpos é o quarto livro das Crônicas Vampirescas de Anne Rice. No volume anterior, A Rainha dos Condenados, conhecemos a vampira Akasha que, mais de duzentos anos antes, dividiu com Lestat de Lioncourt um extraordinário elo místico que o transformou profundamente. Mesmo com toda a glória e os poderes que o dom da imortalidade lhe confere, o príncipe ainda sente um vazio impreenchível que só a experiência humana é capaz de prover. Então, quando um desconhecido oferece a ele a chance de reviver essas paixões, a arrogância o impede de enxergar as armadilhas por trás da proposta.
Raglan James é um vigarista que vê a oportunidade perfeita para seu grande golpe: assumir o controle de um corpo imortal e de todos os poderes que vêm com ele. Diante da possibilidade de obter aquilo que deseja com tanto ardor, nada poderá impedir Lestat de ceder à tentação e trocar de lugar com James.
Quando Lestat decide que é hora de voltar à própria vida, porém, é surpreendido ao perceber que James não está disposto a cumprir sua parte no acordo. Preso em um corpo vulnerável e com prazo de validade, Lestat precisará escolher o que lhe é mais caro: as glórias da imortalidade ou a existência humana e suas incontáveis maravilhas e fragilidades.
Anne Rice mais uma vez entrega uma narrativa intrigante e envolvente, em que o tempo — algo em geral tão insignificante para os vampiros — se torna o principal inimigo.