Nesta obra, prefaciada por Pedro de Campos, o autor Denis Moreira trata de um tema atual, complexo, importante e delicado, sem exageros. Seu conteúdo foi escrito por meio de uma visão comparativa com a realidade vivenciada por todos nós nas ruas, nos jornais, nas TVs, na internet e no próprio lar, tudo acontecendo ao mesmo tempo, fenômeno típico da Grande Transição. Embasado nos acontecimentos presentes, o livro aborda a vida, as mudanças, as lutas e a esperança de dias melhores.
Cada fase da Grande Transição é marcada tanto por eventos pequenos quanto por acontecimentos gigantescos (um exemplo típico são os tsunamis), que afetam a vida de populações inteiras, muitas vezes deixando-nos desorientados sobre como entender ou mensurar a gravidade dos fatos. Sentimo-nos impotentes, entre a perplexidade e o desespero.
Muitas coisas precisam ser melhoradas em todos os lugares e aspectos da vida: no coração, na mente, na família, no trabalho, nos templos religiosos, nas pesquisas, nas reflexões, na política, no exercício da cidadania, no trânsito, enfim, na nossa existência como um todo.
Essa é a grande contribuição de A Grande Transição da Terra – o sentido de urgência, do escritor e pesquisador Denis Moreira. Devemos entender o momento que vivemos, devemos manter a mente elevada, pois as tribulações da Grande Transição vão surpreender muitos incautos e egoístas distraídos em suas ilusões. Este livro é, sobretudo, um convite para revisarmos a base de valores de nossas relações interpessoais com a natureza e com o universo.