A proposta deste livro é falar de Ciências, em especial da Física, a partir dos poderes dos super-heróis, apresentando conceitos cientí¬cos de forma simples e concisa, porém não menos aprofundados. Amplamente ilustrado e com uma linguagem descontraída e acessível, A Física e os super-heróis busca explicações na ciência para muitas questões que intrigam os fãs desses personagens, como:
* Há quantos anos-luz Krypton se encontra da Terra e de que maneira Superman poderia ser de lá enviado e ter chegado por aqui ainda bebê? Como Superman poderia voar e ter uma visão baseada nos raios x?
* Uma frágil teia de aranha poderia ser uma arma poderosa e, até mesmo, parar um trem desgovernado? Como a ciência explica o sensor aranha e a habilidade do Homem-Aranha em escalar paredes e andar pelos tetos?
* Como Batman poderia se tornar super-herói sem superpoderes?
* De que maneira o Homem-Formiga poderia variar seu tamanho desde dimensões atômicas para até tornar-se maior do que prédios e quais implicações sofreria?
* Quais os problemas enfrentados por Flash ao correr em altas velocidades?
* Como a exposição à radiação poderia transformar Bruce em Hulk, o quão forte seria e como a Física explica o golpe da palmada sônica?
* Qual o embasamento cientí¬co para as anteninhas de vinil, a corneta paralisadora e as pílulas de nanicolina do Chapolin Colorado?
Os professores poderão adaptar os textos contidos no livro para utilizá-los em suas aulas. A abordagem da Física, a partir da análise dos poderes dos super-heróis, proporciona uma aproximação da ciência com a cultura dos jovens. Ao trazer conceitos físicos, por meio do formalismo escolar para o mundo cotidiano dos estudantes de forma lúdica, pode-se estar contribuindo e dando uma efetividade para o processo de ensino-aprendizagem.