DEUS É BOM PORQUE FAZ O BEM OU
O BEM É BOM PORQUE DEUS O FAZ?
Deus existe. E, já que ele existe, o que ele faria e o que não faria nesta ou naquela situação específica? Afinal, Deus deveria promover o bem-estar das pessoas?
Por que o mal existe? Seria o mundo injusto e Deus, justo?
A Ética de Deus – Normas da ação divina e o problema do mal examina a ética própria de Deus e como ela difere da ética humana.
Mark C. Murphy desafia a nossa compreensão de Deus como um ser perfeitamente bom em termos morais ou como um ser perfeitamente amoroso, especialmente quando tentamos responder ao problema do mal.
****
A Ética de Deus é altamente recomendado, e o leitor será desafiado a esclarecer e avaliar de maneira mais explícita a sua própria compreensão da ética de Deus.
– Timothy D. Miller, Universidade Lee, Religious Studies Review
Aguardo ansiosamente a discussão que A Ética de Deus vai promover. Acredito que uma exploração mais aprofundada da ideia da "ética própria de Deus" levará a ainda mais progresso em nossa compreensão do argumento do mal, e Murphy certamente nos ajudou nesse caminho.
– Craig Duncan, Notre Dame Philosophical Reviews
Pensar e refletir sobre Deus é uma atividade com valor intrínseco, não sendo a filosofia da religião e a teologia filosófica ferramentas exclusivamente apologéticas. Ainda que todo ser humano no universo fosse cristão firme e verdadeiro, ainda que não houvesse ceticismo, secularismo e tantas outras supostas ameaças à fé, ainda que vivêssemos em perfeita paz e harmonia – ainda assim refletir e pensar sobre Deus seria algo legítimo e precioso, uma atividade com valor e legitimidade próprios. A filosofia não é útil apenas como escudo para a fé, mas, como as artes, é preciosa e inevitável ao ser humano. Somos seres pensantes, e podemos pensar para a glória de
Deus e amá-lo com todo o nosso entendimento.
— Davi Bastos, editor da série Filosofia e Fé Cristã