Pitolomeu é um jovem idealista que fica órfão de pai e mãe ainda criança, e é criado e educado pelo Padre Bartolomeu na pequena cidade de Cabrália. Seu sonho é melhorar as condições de vida do povo sertanejo, que sofre com miséria, violência, preconceito, atraso e todas as sortes de iniquidades.
Para isso se casa com Dolores, uma jovem rica e herdada que, assim como Pitolomeu, perdeu seus pais logo cedo, ficando praticamente sem ninguém da família para a amparar, excetuando-se Dona Maroca, que é sua tia paterna e lhe devota muito amor e carinho.
Esse triunvirato, juntamente aos outros personagens, consegue fazer uma revolução, social, cultural, política e trabalhista, na Cidade de Cabrália, espalhando sua influência e suas ideias de progressismo por todo o Brasil, despertando o ódio dos coronéis poderosos e políticos de época, que se sentem ameaçados de perder seus privilégios.
O livro traz o conflito entre dominados e dominadores em um Brasil atrasado e retrógrado. Religiosidade, violência, cangaço, fome, propagação de ideais de uma sociedade mais justa e com equidade são retratados com excelência.
A Estória de Pitolomeu é por demais emocionante, os senhores e senhoras vão se apaixonar por ela.
Demóstenes Silva Coelho
Autor