A vida, a obra, os sucessos e as polêmicas do maior ícone do Universo Marvel.
Seja lá o que você pensa que sabe sobre Stan Lee — ou mesmo se não o conhecer muito bem —, espero que esta biografia dê um pouco mais de dimensão e profundidade ao homem e às suas conquistas e mostre que não importa qual era a sua opinião: há mais nessa história do que você imaginava.
O movimento iniciado por Lee, que cresceu além das expectativas mais absurdas de todos, tem uma história fascinante, tão estranha e improvável quanto qualquer aventura de mutantes sobre-humanos e homens-aranhas que a Marvel tenha contado.
Stan Lee foi o quadrinista mais famoso que já existiu. Seu nome apareceu em mais de um bilhão de HQs, em 75 países, em 25 idiomas. Com parceiros talentosos, como Jack Kirby e Steve Ditko, criou personagens mundialmente conhecidos, como o Homem-Aranha, os X-Men, os Vingadores e o Hulk. Seus super-heróis estrelaram filmes de bilheteria e séries de TV multibilionários. Lee foi e ainda é — mesmo depois de sua morte, em 2018 — a voz e o rosto dos quadrinhos e da cultura pop em geral, e da Marvel em particular.
Mas sua carreira também foi marcada por conflitos e polêmicas. Ele foi o criador mais inovador de todos os tempos? Ou ele era um sortudo sem talento, cuja única habilidade era receber crédito pelo trabalho dos outros? Em A espetacular vida de Stan Lee, Danny Fingeroth tenta responder a essas perguntas e muitas outras. O escritor narra a história de como Stanley Martin Lieber, um garoto pobre de Washington Heights, se tornou Stan Lee, uma lenda internacional.
Fingeroth trabalhou com Stan Lee durante quase duas décadas na Marvel Comics, o que lhe permitiu obter um ponto de vista único sobre sua vida e sua carreira.
Para o livro, realizou entrevistas exclusivas com o próprio Lee e com colegas, parentes, amigos e até detratores, além de ter tido acesso exclusivo aos arquivos pessoais do escritor na Universidade de Wyoming. Com isso, conseguiu explorar aspectos nunca antes examinados de sua trajetória, apresentando as notáveis conquistas de Lee, sem ignorar as controvérsias que o perseguiram por toda a vida.
Esta é uma biografia completa do homem que mudou a concepção mundial sobre o que é um herói e como uma história deve ser contada. Um prato cheio para fãs dos quadrinhos e do mundo pop.