O livro A epilepsia na adolescência: difícil, mas não impossível, de Hamilton Luís Sena Lima,com epilepsia desde os 3 anos de idade, é uma obra documentada e baseada em vários estudos científicos considerados oportunos pela experiência vivenciada pelo autor.
A obra pretende contribuir para uma melhor compreensão não só das pessoas com epilepsia, mas também dos familiares, acadêmicos(as) e dos(as) profissionais da área de Saúde e de Educação, assim como da sociedade em geral, no que diz respeito à importância da divulgação sobre o tema.
O livro está subdividido em vários capítulos, com vasta fundamentação teórica, oferecendo um rico repertório para propiciar a clareza da epilepsia, ao mesmo tempo que mostra o desenvolvimento dos estudos e da noção de cidadania esperada para as pessoas que têm a epilepsia, pontuando péssimas condições e despreparo do Estado em relação às políticas públicas para com a saúde.
O autor expõe autoanálises sobre o que poderia ter sido feito por ele quando adolescente e a melhoria da saúde dos(as) pacientes atuais.
Por seu conteúdo complexo, de maneira didática e de fácil linguagem, esta leitura torna-se uma excelente fonte de esclarecimento sobre as múltiplas influências da epilepsia, abrindo-se um leque de possibilidades para pesquisas, discussões e hipóteses de soluções pró-eficiência na tratativa da problemática em questão.
Infelizmente, nos dias de hoje, em pleno século XXI, ainda existem barreiras, estigmas, preconceitos e ideias errôneas que afetam a qualidade de vida humana em todas as suas vertentes, contextos e conjunturas.