Os fãs de O gambito da rainha e O tatuador de Auschwitz não podem perder este romance de estreia incrível, ambientado na Segunda Guerra Mundial.
Uma jovem trabalhadora da resistência polonesa, detida em Auschwitz como prisioneira política, joga xadrez em troca da própria vida enquanto luta para levar à justiça o homem que destruiu sua família.
Maria Florkowska é muitas coisas: filha, ávida jogadora de xadrez e membro da resistência clandestina polonesa na Varsóvia ocupada pelos nazistas. Capturada pela Gestapo, ela é aprisionada em Auschwitz enquanto sua família é enviada para a morte. Quando percebe sua habilidade com o xadrez, o sádico subcomandante do campo, Fritzsch, planeja usá-la como oponente no jogo para entreter os guardas locais. Entretanto, quando o divertimento perder a graça, ele planeja matá-la.
Fazendo amizade com um padre católico, Maria tenta superar seu luto e enxergar valor em sua sobrevivência. Jogando literalmente por sua vida, sua estratégia é simples: Viver. Lutar. Sobreviver. Ao provocar de maneira inteligente a natureza volátil de Fritzsch na frente dos superiores, Maria tenta orquestrar a queda dele. Só assim ela terá a chance de escapar do destino que a espera e entregá-lo à justiça.