Este livro apresenta os resultados de um estudo que analisou convergências entre os princípios da Educação em Direitos Humanos (EDH), definidas legalmente no Brasil através de diretrizes nacionais e instrumento fundamental para todos os educadores, e os pressupostos da pedagogia de Paulo Freire, também pouco estudados por professores brasileiros. A partir da análise dos conteúdos levantados, foram identificados pressupostos principais das duas temáticas, o que permitiu observar uma convergência muito significativa entre elas.
Primeiramente, foram enumerados os princípios identificados na EDH, a partir da análise dos artigos selecionados, sendo relacionados a cada um deles os pressupostos identificados na pedagogia freireana, a partir da análise dos artigos e obras estudadas, de acordo com similaridades e relações observadas. Através desse estudo foi possível observar que a maior parte dos princípios da EDH se faz presente na pedagogia freireana, e que nesta perspectiva a concepção pedagógica de Paulo Freire apresenta uma defesa da EDH em seus pressupostos.
O livro trata de maneira simples tais princípios, permitindo a apropriação, o entendimento e por vezes a crítica aos modos como a educação tem sido conduzida no país, assim como provoca reflexões sobre a necessidade da inclusão desse debate na formação de professores. Assim, convidamos o leitor a mergulhar nesta análise, para conhecer e fortalecer a luta por uma Educação em Direitos Humanos.