Neste livro, Wagner Gervazio apresenta uma abordagem dialética para compreender as complexas relações entre humanidade e natureza, explorando o conceito de sustentabilidade em sua construção histórica e contraditória. Estruturado em três partes – tese, antítese e síntese –, o autor conduz o leitor por uma reflexão sobre como as sociedades humanas passaram de uma interação "harmoniosa" com a natureza para sua exploração e negação, evidenciada pela lógica capitalista de dominação.
A obra destaca a emergência de movimentos ambientalistas e propostas como o Bem Viver e a Agroecologia, que representam alternativas à crise ambiental e social do modelo de desenvolvimento hegemônico. Baseado em experiências práticas no Portal da Amazônia e em pesquisas acadêmicas, o livro oferece um convite à ação consciente e transformadora, apontando caminhos para uma convivência sustentável entre os seres humanos e o planeta.
Com reflexões teóricas e exemplos concretos, "A Dialética da Sustentabilidade" é um chamado para repensar nosso papel no equilíbrio ecológico e na construção de um futuro mais justo e integrado com a Terra.