A cor se transforma numa ferramenta criativa quando pintores da vanguarda europeia, como Wassily Kandinsky e Paul Klee, são convidados a lecionar na Bauhaus – uma das mais representativas escolas de arte do mundo, que uniu arte e técnica para gerar o Design tal como o conhecemos hoje.
Nas aulas da Bauhaus, a cor é vista como elemento expressivo que se liga às formas para gerar um design sem precedentes.
A partir do estudo desses mestres da cor, e também de Johannes Itten e Josef Albers, a autora Lilian Ried Miller Barros apresenta suas teorias e metodologias didáticas amplamente ilustradas com modelos cromáticos e exercícios propostos aos alunos. O livro traz ainda uma síntese de outra contribuição marcante para o ensino da cor: a obra Doutrina das cores, de Goethe, analisando a sua influência sobre a Bauhaus.
Mais do que um conteúdo fundamental para a reflexão sobre as cores, o estudo desse momento iluminado da história do ensino das artes serve de inspiração para quem quer pensar a cor "fora da caixa".
A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe é mais uma contribuição do Senac São Paulo à formação cultural e técnica de professores e estudiosos da arte, arquitetos, decoradores, cenógrafos, designers e profissionais ligados à comunicação visual.