De forma magistral, Arthur C. Clarke imagina o futuro distante da humanidade nesta que é considerada uma de suas obras mais visionárias.
Ao longo das eras, inúmeras cidades foram erguidas na Terra, mas nenhuma como Diaspar. Por muitos milênios, sua cúpula protetora impediu que a decadência e o perigo do mundo exterior adentrassem suas ruas e muros.
Antes de Diaspar, os homens construíram impérios e conquistaram as estrelas. Mas então, como diz a lenda, os Invasores vieram, condenando a humanidade a este último refúgio num planeta onde os oceanos desapareceram e já não existem chances de sobrevivência fora da redoma.
Será preciso um homem – um Singular – para romper a inércia sufocante de Diaspar, destruir a lenda e descobrir a verdadeira natureza dos Invasores.
Publicado pela primeira vez em 1956, A cidade e as estrelas é uma versão revista, expandida e definitiva de Against the fall of night, um dos primeiros trabalhos de Clarke, publicado originalmente na revista Startling Stories, e é considerado por muitos um dos melhores romances da era de ouro da ficção científica.