Como equilibrar eficiência e inovação em um ambiente de negócios cada vez mais instável e competitivo? Essa é a proposta de A Capacidade de Gestão Ambidestra: Orquestrando Produtividade e Inovação — uma obra que transforma um conceito poderoso, porém abstrato, em uma prática acessível, mensurável e aplicável a empresas de todos os tamanhos.
A gestão ambidestra — a habilidade de executar o presente com eficiência operacional enquanto se explora o novo com foco em inovação — é aqui operacionalizada por um framework com 3 pilares e 46 indicadores. Com base em análises de casos com empresas de diferentes portes e validação estatística, a pesquisa mostra que organizações ambidestras apresentam maturidade e desempenho superior ao compatibilizar práticas voltadas à eficiência e inovação.
O livro entrega uma ferramenta prática de diagnóstico da capacidade de ambidestria organizacional, além de protocolos de aplicação com apoio de Inteligência Artificial Generativa — permitindo avaliar o nível de ambidestria das organizações e identificar, com precisão, práticas eficazes e contextualizadas.
Com exemplos reais, dashboards e linguagem acessível, o leitor encontrará respostas para questões críticas: Por que as empresas perdem performance? Como equilibrar inovação e produtividade? E como diagnosticar e desenvolver a ambidestria organizacional na prática?
Indispensável para líderes, consultores e profissionais de gestão, esta obra é um guia estratégico com impacto real nos resultados.