A atitude muda tudo" é escrito por Jerônimo Mendes, coach, administrador e professor universitário para cursos de especialização e MBA.
O autor, na contramão da maioria dos livros de negócios, adota a o storytelling para falar sobre escolhas, consequências, família e a importância de ser resiliente. A narrativa gira em tono de Willian, filho de Heitor, empresário bem-sucedido no ramo do comércio e distribuição de alimentos.
Mimado e acostumado a fazer apenas o que quer, Willian vive há alguns anos no exterior às custas do pai, mas precisa voltar para enfrentar o falecimento do patriarca e, em seguida, o da mãe. Entre uma perda e outra, o jovem sofre um acidente enquanto surfa e compromete significativamente a coluna.
Tudo isso em menos de três meses.
O garoto determinado a ser um vencedor nas ondas, se depara com a realidade da qual sempre tentou fugir: administrar os negócios do pai.
É nesse momento em que o protagonista precisa ser resiliente. Por não se interessar pelos negócios, não tinha preparação nem estudo para cuidar do império familiar que passava por dificuldades financeiras.
Algumas questões começam a surgir ao longo da narrativa: Como abrir mão do próprio sonho e cuidar dos negócios pelo qual nunca se interessou? Como perdoar ao pai e a si mesmo pelas acusações que os dois frequentemente trocavam? Como lidar com funcionários e gerenciar pessoas? Como conquistar a confiança e o respeito dos funcionários?
Do início ao fim, o leitor poderá colocar-se no lugar de William e descobrir por si mesmo a resposta para alguns dilemas comuns a todas as pessoas.
É um fato da vida: as decisões precisam ser tomadas.
Se certas ou erradas, não é possível saber no início, somente no final quando, na maioria das vezes, pode-se mudar muito pouco ou quase nada.