Escrever filmes é uma tarefa complexa. Roteiros são um construto a meio caminho entre uma obra de arte e um projeto de engenharia dramatúrgica. Exigem tanto intuição e impulso criativo quanto raciocínio geométrico e técnica.
Em 8 Histórias de Amor – Reflexões sobre a Escrita Dramatúrgica, o diretor e roteirista Pedro Novaes une sua experiência pessoal a conceitos da narratologia, campo de estudo dedicado à pesquisa das narrativas, para analisar oito filmes bastante diferentes, mas que têm em comum o fato de serem histórias de amor: O Segredo dos seus Olhos, A Vida dos Outros, Se meu Apartamento Falasse, Amor sem Escalas, Las Acacias, Blue Valentine, Além da Estrada e Alaska.
Esmiuçando suas tramas e sua arquitetura, revela muitos dos engenhosos mecanismos que estruturam e dão vida a grandes filmes. Partindo da leitura que o espectador faz dessas narrativas audiovisuais, aponta por que certos filmes têm êxito em prender nossa atenção e nos encantar, enquanto outros fracassam nesse intento.
Por meio dessas oito histórias, o autor traça um panorama esclarecedor da narrativa clássica no cinema, mostrando que é no diálogo entre clássico e moderno que a linguagem dos filmes evolui.
Este é um livro que interessa a quem faz filmes, aos críticos e também ao simples espectador interessado em ler e analisar de forma mais rica os filmes que o apaixonam.