"Esta quinta produção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educomunicação (GEPEducomufsj), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), é dedicada à celebração do centenário do grande educador Paulo Freire, cujo nome não só está entre os maiores pensadores brasileiros na memória educacional, como também figura entre os mais conhecidos da história da educação. Essa memória histórica não se apagará, pois marcou a trajetória da educação brasileira, no amplo debate educacional do século XX, deixando-nos um legado para continuarmos a discussão sobre a educação popular não só como direito, mas também como fundamento de vida que pode transformar a existência do próprio sujeito que aprende, do outro e da sociedade.
Diante desse legado tão vigoroso e de relevância epistemológica, o GEPEducomufsj juntou esforços, no sentido de colocar em circulação mais um espaço de expansão de consciência crítica, por meio deste e-book, intitulado 100 anos de Freire: conexões educomunicativas no terceiro milênio. Trata-se de uma coletânea cuidadosamente tecida, a partir de nove trabalhos.
Cinco deles produzidos a partir de reflexões desenvolvidas dentro do campo da História, ressaltando a importância dessa área das Ciências Humanas. Outro trabalho, esse vinculado ao curso de Filosofia, apresenta uma reflexão que pretende ressaltar as ligações teóricas entre filósofos e educomunicadores, destacando o fortalecimento dos dois campos em foco, potencializado pela interdiscursividade e pela inter‑referencialidade, evidenciadas nos espaços comuns entre ambos.
Os demais, três artigos científicos, nasceram a partir de pesquisas de mestrado em desenvolvimento no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS), da UFSJ, orientados por professor do GEPEducomufsj.
Em tempos de tanta rejeição pela pluralidade de visões de mundo, a presente obra pretende fazer parte do cenário, contribuindo com a divulgação de espaços de alteridade, polifonia e oxigenação de ideias, para que nosso país retome seu rumo em direção à produção de consensos, por meio da dissolução dos antagonismos.