Categorias Ver Todas >

Audiolivros Ver Todos >

E-books Ver Todos >

Vila Mathusa

Vila Mathusa

00:00 / 00:00

Sinopse


Composto por oito textos, VILA MATHUSA conta as histórias entrecruzadas de moradores transgênero que habitam uma mesma vila na capital paulista. Explorando formas e atmosferas diversas, como as narrativas de detetive, cartas e diários, a autora contempla momentos de perda, ternura, suspense e humor, sob a perspectiva de personagens tão distintos quanto Aurora e Rubi, duas crianças em um dia de aventuras, e Mathusa, a travesti que é a “matrona” da vila. 

Temas como o envelhecimento, os afetos e o sentido de comunidade são tratados com riqueza visual. Soma-se a isso uma cuidadosa pesquisa histórica sobre as memórias de um Brasil autoritário, que não desiste de se presentificar na vida de corpos dissidentes."

Autor

ZÊNITE ASTRA é escritora, educadora e mulher trans. Nascida e criada no interior paulista, é licenciada em Letras pela Unicamp. É autora do livro vila Mathusa (2022, Ed. Incompleta) contemplado pelo ProAC Editais 2020, e possui contos publicados nas revistas Uso, Puñado e Amarello. Seu texto “aurora e rubi” foi selecionado, juntamente com outros contos de autores brasileiros, para ser traduzido ao italiano e publicado na coletânea Sulla bocca della gente: Racconti dal Brasile del XXI secolo (Nova Delphi, 2024), organizada por Gian Luigi de Rosa. Prefaciou a coletânea FOGO: porque se gritar socorro! ninguém vem (Avá Editora, 2024), organizada por Natália Siufi. Em sua produção artística, explora prosa e poesia, e faz da experimentação com diferentes linguagens uma tentativa de dar conta de realidades plurais. Se interessa por investigar a memória, a resistência e a formação de comunidades nas experiências trans e travestis. Foi autora convidada da 1ª MOLI (Mostra Literária de Campinas) e do 14º FLIV (Festival Literário de Votuporanga).