Paul Babiak, um dos principais psicólogos organizacionais especialista em psicopatas corporativos, e Robert D. Hare, professor e pesquisador científico na área de psicopatia, apresentam uma visão reveladora e ensinam como nos proteger de psicopatas que podem estar mais perto do que imaginamos: no nosso local de trabalho!
Na cultura popular, a imagem do psicopata geralmente é atribuída a alguém como Hannibal Lecter ou Jack, o Estripador. Mas, e quanto aos psicopatas que querem apenas dinheiro, poder, fama e ocupar altos cargos – onde eles estão? Bem, muitas vezes no mundo corporativo ao nosso redor. O perigo que eles apresentam pode não ser aparente de imediato por causa de sua capacidade de encantar, enganar e manipular e, embora não sejam necessariamente criminosos, sua natureza egoísta é com frequência destrutiva para as empresas em que trabalham.
Então como podemos proteger a nós mesmos e nossas organizações em um ambiente que oferece condições perfeitas para que psicopatas sejam bem-sucedidos? Os pesquisadores Paul Babiak e Robert D. Hare se uniram para estudar o comportamento psicopata nas corporações e agora vão compartilhar resultados surpreendentes com você! Eles descobriram que o mundo corporativo moderno atrai psicopatas exatamente por ser mais flexível, um espaço no qual altos riscos podem significar altos lucros. Os psicopatas, por sua vez, podem ser vistos em uma empresa como salvadores e estrelas em ascensão, mas logo abusam da confiança dos colegas, manipulam supervisores e fragmentam o local de trabalho.
Psicopatas no trabalho é uma visão convincente, assustadora e cientificamente sólida sobre como identificar essas pessoas no trabalho: qual tipo de empresas os atraem, como negociam o processo de contratação e como funcionam no dia a dia. Você aprenderá a se blindar contra eles ao conhecer suas técnicas de manipulação “instintiva” – para avaliar alvos em potencial, controlar vítimas influentes e abandonar aquelas que deixaram de ser úteis – e seus processos de negócios como contratação, comando e controle político, além de sucessão executiva. É uma leitura obrigatória para qualquer pessoa do meio corporativo, já que revela os sutis sinais de alerta acerca do comportamento psicopata e ensina você a proteger a si mesmo e sua empresa – antes que seja tarde demais.
Sobre os autores
Paul Babiak, Ph.D., é psicólogo corporativo e organizacional e presidente da HRBackOffice, uma empresa de consultoria e coaching executivo especializada em ajudar executivos a lidar com possíveis psicopatas escondidos em suas organizações. Ele e seus colaboradores conduziram pesquisas originais bem influentes a respeito de psicopatas corporativos. Seu trabalho tem sido destaque em jornais, revistas de negócios e documentários. Paul é vice-presidente da Aftermath: Surviving Psychopathy Foundation, uma organização sem fins lucrativos que fornece informações e apoio a vítimas de psicopatia.
Robert D. Hare, Ph.D., é professor emérito de Psicologia da Universidade da Colúmbia Britânica, onde leciona e conduz projetos de pesquisa há mais de quarenta anos. Foi pioneiro no estudo empírico da psicopatia e dedicou a maior parte de sua carreira acadêmica à investigação sobre o tema: sua natureza, avaliação e implicações para a saúde mental e para a justiça criminal. É autor de diversas obras e mais de duzentos capítulos de livros e artigos científicos sobre o tema, e é o desenvolvedor do Psychopathy Checklist–Revised (PCL-R), o padrão internacional para a avaliação clínica/forense da psicopatia.
Leia também
Ne